Mamã esta é a melhor aletria do mundo


   Cá por casa todos adoramos aletria sem excepção , a aletria remete-me a minha infância as recordações felizes junto da família, todos a volta da mesa, as memorias, são da aletria da minha avó eu adorava aquela aletria era compacta, partiamo-la com a faca e dava para comer com a mão ficava dura e bem docinha....era tão boa ainda sinto o sabor na boca!




    Aqui em casa não precisa de ser Natal para se fazer,  uma vez que aqui quando chega o Outono costumam pedir-me para fazer aletria. Quem me conhece bem,  sabe o meu gosto pessoal por alimentação saudável e diversificada , e acredito que quando a alimentação é cuidada e variada podemos de vez em quando deliciar-nos com estes miminhos que sabem e fazem tão bem a alma....Esta semana estava na nossa ementa semanal de sobremesa  a aletria, a euforia das minhas filhas para que eu a fizesse o mais rápido possível , elas adoram quente e fria , dizem até que é a melhor aletria do mundo e na verdade até é  , isto porque tem o melhor ingrediente do mundo , o amor......e essa é a base de tudo tem sido a base que me faz acreditar , continuar e lutar. Bom acerca da nossa ementa semanal será um novo post do blog assim espero , no meio da correria do dia a dia cá em casa funciona na perfeição assim - ementa semanal.
   Em cada localidade, a aletria apresenta particularidades - maior ou menor quantidade de massa, com ou sem gemas. Nas Beiras a aletria é de consistência compacta e pode-se cortá-la em fatias. No Minho a consistência é mais cremosa.
A palavra "aletria" é equivalente à italiana ou francesa "vermicelle". [2] Sabe como kugel judeo.












     Na verdade a minha aletria é um pouco diferente da tradicional e também bastante diferente da que a minha avó ainda faz, a da minha mãe já é mais cremosa e fluída mas a minha é um creme de aletria delicioso, juro que é uma delicia e por isso partilho convosco a receita da minha aletria, espero que experimentem e depois digam-me se não é uma delicia .....e se gostaram. Eu adoro a aletria muito cremosa 




















O leite fresco dá uma cremosidade e sabor completamente diferente a aletria na minha opinião 







    Sabe tão bem acabadinha de fazer uma delícia....



Receita da Aletria 
Ingredientes:
- 250 gr de aletria 
- 1500 gr de leite fresco do dia 
- 2 paus de canela 
- 5 cravinhos da índia 
- casca de limão qb
- 1 lata de leite condensado 
- 3 gemas 
- 1 colher de sopa de amido de milho 
- canela em pó para polvilhar 

Preparação:
Numa panela coloque o leite fresco ( reserve um pouco de leite numa taça) , juntamente com os paus de canela o cravinho e o limão leve ao fogão e deixe ferver, mais ou menos uns 10 minutos, depois adicione a aletria aos poucos bem partida e vá mexendo para que fique bem soltinha deixe cozer aproximadamente 15 minutos. 
Numa taça misture o leite , o amido de milho e as gemas bata bem, até ficar tudo bem incorporado e misture aos poucos  na aletria. Por fim adicione a lata de leite condensado , eu não coloco açúcar, prefiro colocar a lata de leite condensado que lhe confere uma textura e um sabor inigualável. No final de tudo bem incorporado, deite numa travessa, retire os paus de canela, o cravinho e a casca de limão e deixe arrefecer, depois polvilhe com bastante canela em pó.
Espero que façam e que sejam felizes.....

Obrigada por terem vindo 
Patty


Sem comentários:

Enviar um comentário