Panna Cotta com coulis de frutos vermelhos

13 de Novembro de 2018



    




   A Panna Cotta é uma sobremesa típica da Itália mais propriamente, de uma região chamada  Piemonte. É elaborada, a partir de nata de leite fresco cozido, açúcar, gelatina e especiarias! 
A gastronomia Italiana fascina-me desde sempre, adoro o sabor, a cor e o aspeto. Aliás a Itália em si fascina-me, talvez porque desde muito cedo convivi com a sua cultura e língua. Só a língua e o sotaque me apaixona...Sou uma fascinada pela Itália! Cá por casa faço imensas vezes comida inspirada na gastronomia de Itália, quem não adora massas? Risotto?uhm! E esta sobremesa "Panna Cotta", é absolutamente deliciosa. Adoro tanto, que trocava qualquer sobremesa por um pedaço deste meu "Panna Cotta". De um sabor, e de uma simplicidade de se fazer, mas ao mesmo tempo tão especial, no paladar e no aspeto. Têm de experimentar aí por casa e depois digam-me se gostaram!

    Com a chegada das festas natalícias a Panna Cotta não pode faltar à mesa. As cores, lembram-me tanto o Natal...As minhas princesas adoram o " Pudim branco" apelidado por elas...Aquela mistura branca com as pintinhas brancas da vagem de baunilha, apaixona-me o olhar e o palato.






Servidos?!



Ingredientes:

- 600 ml de natas frescas 
- 400 ml de leite fresco 
- 6 folhas de gelatina incolor 
- 50 gr de açúcar ou 45 gr de mel 
- 1 vagem de baunilha 


   Primeiro, demolham as 6 folhas de gelatina numa taça em água bem fria, para hidratarem. Deixam estar, uns 5 minutos,  depois disso escorrem-nas bem e estão prontas a usar!
Numa panela, levar ao fogão, as natas, o leite, o açúcar ou mel, e as sementes de baunilha devidamente retiradas da vagem de baunilha. Colocam também a vagem de baunilha. Mexem bem e quando estiver quase a ferver, desligam e adicionam as folhas de gelatina demolhadas. Mexem muito bem com um fouet até a gelatina se dissolver totalmente. Colocar nas taças e levam ao frio pelo menos por 3 horas. Mas, o ideal é fazer de um dia para o outro.


Coulis de frutos vermelhos :" Para acompanhar por cima".

 - 150 gr de frutos vermelhos 
- 1 colher de sopa de açúcar ou mel

   Levam ao fogão, até ficar num ponto consistente e quase desfeito, está pronto...Super rápido e delicioso. 
Depois, coloquem 1 colher de sopa ou duas a gosto por cima da Panna Cotta mas só depois de a panna cotta estar consistente ( 3 horas mínimo). Depois disso decorem a gosto. Eu gosto de decorar com um Fruto inteiro, hortelã e lascas de chocolate! Cá por casa seja Segunda ou Domingo, gosto sempre de ter cuidado com a apresentação afinal, os olhos comem, e quem mais amamos merece diariamente todo este cuidado. E sabe tão bem, sentar e ter uma mesa cheia de apontamentos e cuidados eu adoro! E quem ama cuida. Esta é também uma forma de mostrar amor...Cozinhar é uma arte e cabe-nos a nós colocar a nossa mão e o nosso amor! Os nossos pratos são sempre nossos e nunca têm o mesmo sabor dos outros, porque é nosso...Cuidem muito, muito!
   Gosto de servir em taças individuais, assim ficam logo decorada e não tenho que desenformar, mas se quiser desenformar, devem acrescentar mais 6 folhas de gelatina incolor para ficar mais consistente. Pessoalmente gosto muito mais assim, fica mais cremosa, adoro muito mais assim cremosa!







Obrigada por estarem aí..."CARPE DIEM"
Patty

Sem comentários:

Enviar um comentário