Quinze dias sem ti mãe…


Perder a minha mãe é como perder parte da minha história! Nunca superamos ou  entendemos uma perda destas, apenas vivemos, choramos. Nunca é fácil perdermos, ter de deixar partir alguém que amamos, mas perder alguém de uma forma, que não é o processo natural da vida, idade...É uma dor sem explicação…Dói muito e vai doer sempre…

Uma das coisas mais difíceis de superar na vida é a de perder alguém que amamos. Dizem que o tempo cura, não é verdade, o tempo ameniza, o tempo permite-te aceitar e viver sem a pessoa. Mas, vais sempre sentir a falta, a saudade…O mais difícil é ter de reaprender a viver sem ela!

Ao longo destes dias, praticamente estive na cama, sem forças para me levantar, sem vontade de nada, sem querer nada apenas gritar e chorar…Desistir...

Mas, hoje lembrei-me de uma coisa muito importante, sempre soube, mas quando ouves de alguém, prestas mais atenção!

Foi-me dito :  

- Patty, está na altura de fazeres as pazes com a morte…

E isto, entrou aqui dentro de mim, de uma forma muito clara, com uma importância enorme. Porque, já perdi muitas pessoas na minha vida, todas de forma não natural, não como o percurso da vida deve ser, por velhice. Mas, sim de acidente, doenças, pessoas muito novas e com uma vida inteira pela frente, com tanto para viverem…

Perder a minha mãe, foi como se me arrancassem uma parte daqui de dentro, sangra, dói! O normal é os nossos pais partirem primeiro, mas não com 58 anos, a minha mãe partiu muito nova sim, e quando é desta forma a dor, a raiva, a revolta é sempre superior, demoramos mais tempo a aceitar…Nunca se supera, vivemos, choramos. 

Estaria a mentir, se neste momento dissesse que não sinto um vazio enorme, não a vou voltar a ver, tocar, ouvir a voz dela. Os telefonemas, a perguntar se já cheguei, para não sair tarde, o orgulho que ela sentia em mim, enfim...Já não a tenho aqui comigo...

Mas, percebi que preciso mesmo de fazer as pazes com a morte, pegar numa folha linda e escrever tudo que me vai na alma, deixar partir sem medo, sem dor….

Estive sempre com ela, desde que ela ficou doente, deixei toda a minha vida, para me dedicar de corpo e alma para a ajudar a curar…

Estes últimos dias, de vida da minha mãe, foram de muito sofrimento para ela, para mim e para todas as pessoas que a amam…E por isso no último dia, senti que tinha que deixar de ser egoísta, ela só estava aqui por mim para mim, sabia que não me podia deixar, e nesse momento entendi e senti aqui na minha alma, que tinha de a deixar ir…E assim foi, de mãos dadas sempre e para sempre…Por mais que tente descrever, ainda não consigo…Mas, sei uma coisa, sei que tenho dois caminhos que posso escolher, o da dor ou o do amor…E o amor que eu sinto por ela vai ser sempre superior, sempre. Eu prometi-lhe que ia ser feliz por mim e por ela…Ainda não sei como, mas sei que sempre que estiver nas sombras na escuridão, me vou lembrar do amor e da luz que ela me envia, todos os dias!

A forma mais linda que eu tenho para amenizar a perda da minha mãe, é realizar os meus sonhos, sendo capaz. Para mostrar à minha mãe o quanto eu a amo, eu sei que ela sabe que a amo tanto, tanto…Agora, aos poucos é a hora de fazer os meus sonhos nascerem, reviver, viver para que ela viva sempre em mim…

Quero dizer-te a ti se estás a passar pela dor da perda, calma, dá um tempo para o teu luto. O corpo, a mente precisa, tu precisas disso. Cada um tem o seu tempo, não há certos nem errados…

O que me conforta um pouco o coração neste momento é que ela vive em mim, através de mim e do meu coração, vamos estar juntas para sempre, porque o amor nunca morre, o que morre é apenas um corpo, mas o amor não, não o vemos apenas o sentimos…

Somos espírito, somos um corpo e somos uma alma…O corpo desaparece, o espírito e a alma permanecem para sempre em mim, em nós…É a essa força que me vou agarrar, nos meus dias maus, de revolta, de raiva, de dor…

Um dia, vou limpar as minhas lágrimas e derramar um bálsamo de amor e alegria em mim… Há uma luz enorme a emanar dentro de mim e não quero nem a posso deixar apagar, morrer…

Por agora, só quero ficar quieta com o meu coração aqui, onde eu posso curar as feridas que tanto me magoam, hoje eu quero ficar quieta num lugar onde posso descansar e nada me atrapalha…

Quieta o máximo que sei, onde posso um dia voltar a voar….Mesmo depois de doer tanto….E de tanto cair...

Amar, também é deixar ir…Queria mais tempo com ela, mas sei que não depende de mim, em tudo Deus tem um propósito.

A ti quero dizer-te para viveres o agora, ama muito…

A vida só faz sentido com amor, e por mais pedras, continuo a dizer e a sentir que só vale a pena viver, com intensidade, com amor e verdade…

Sou intensa, mas cada vez mais me reconheço e aceito….Esta sou eu!

A dor é muito grande, muito, mas o propósito de poder ajudar e curar outras pessoas vai ser sempre superior à dor…

Aceitar o nosso dom é curar muitas feridas e hoje aceito-o….

Que eu tenha a força para juntar todos os pedaços! 

A escuridão só atrai ainda mais escuridão, o melhor alimento para a alma é a gratidão...

Não desistas de ti...Quem vai, fica dentro de nós! 


Com amor, paz e luz 

Patrícia Almeida 








2 comentários:

  1. Tens uma alma linda Patrícia ❤. Infelizmente sei o que é perder alguém que gostamos muito antes do tempo,já perdi alguns.como sempre digo,não os esqueço, apendo a viver sem eles😪. Eu ainda tenho a minha mãe, mas infelizmente com bastantes problemas de saúde,todos os dias vivo com o coração nas mãos, sempre com medo que as coisas correram menos bem...mas deus é Grande, ele existe,e também é o meu pilar...deus te dê toda a força do mundo para superares esta dor insuportável ,mas vais conseguir. Tens duas filhas linda e um bom marido que te adoram e estarão sempre aí para te ajudar a secar as tuas lágrimas. Um beijinho do tamanho do mundo❤( irene)

    ResponderEliminar
  2. Tens uma alma linda Patrícia ❤. Infelizmente sei o que é perder alguém que gostamos muito antes do tempo,já perdi alguns.como sempre digo,não os esqueço, apendo a viver sem eles😪. Eu ainda tenho a minha mãe, mas infelizmente com bastantes problemas de saúde,todos os dias vivo com o coração nas mãos, sempre com medo que as coisas correram menos bem...mas deus é Grande, ele existe,e também é o meu pilar...deus te dê toda a força do mundo para superares esta dor insuportável ,mas vais conseguir. Tens duas filhas linda e um bom marido que te adoram e estarão sempre aí para te ajudar a secar as tuas lágrimas. Um beijinho do tamanho do mundo❤( irene)

    ResponderEliminar