Vamos parar agora?




    Estes últimos tempos da minha vida, tem sido dias de muita introspecção, de autoconhecimento e libertação, sinto que todos nós o devíamos fazer de vez em quando. Parar para pensar, refletir e avaliar. No final é uma sensação de pura libertação...E isso despoletou-me o interesse do significado de procrastinar! Quem nunca?

O significado de procrastinar: é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

    Penso que todos nós já sentimos que estamos a naufragar em algum lado e que efetivamente é impossível, fazer tudo bem e obviamente alguma coisa vai falhar e ficar de lado. Durante muito tempo achei que era capaz de fazer tudo ao mesmo tempo, mas a verdade é que se não paramos o corpo obriga-nos e dá-nos sinais e cabe-nos a nós perceber o seu significado... Aprendi que devemos definir prioridades e objetivos e acima de tudo devemos fazer o que nos faz mais feliz?! Demoro mesmo muito a tomar decisões. Sempre fui assim (não sou de decisões fáceis e nisso gostava muito de mudar)...Mas quando as tomo, raramente volto atrás, porque foram estudadas analisadas e sentidas durante muito tempo...
    O que costuma funcionar para mim é pegar numa folha de papel branca, escrever de um lado vantagens e do outro desvantagens e ir escrevendo, no final ver qual pesa mais e assim a decisão é bem mais fácil de tomar e de seguir em frente!
    No fundo, todos nós procrastinamos é normal no ser humano mas quando isso começa a prejudicar o funcionamento de rotinas pessoais e profissionais, significa que está na hora de mudar, de arranjar estratégias para melhorar e ser melhor e procrastinar menos. Quem nunca adiou uma tarefa doméstica e disse logo faço, assim como no trabalho, logo respondo aquele email por exemplo ou outro tipo de tarefa. A verdade é que isso é bastante prejudicial na nossa vida...Porque de certa forma não o fizemos. Ficamos frustados, em ansiedade e stress mas, ao mesmo tempo deixamos de viver...
    Desde pequena que sempre tive um diário e mais ou menos na altura que entrei na faculdade quis criar um blog, a verdade é que fui adiando uma coisa que queria muito, que me fazia bem e feliz, que me ajudava a lidar com os problemas, a partilhar, a viver melhor! Mas por este e vários motivos fui adiando e deixei sempre para amanhã e passaram dez anos é verdade... Essa é uma mudança que quero fazer, tentar de alguma forma gerir o meu tempo. Trabalhar conteúdos no blog que me deixam muito feliz!
    Ontem estava a organizar caixas cá por casa e encontrei discos externos que armazenam fotos pessoais, minhas, filhas, marido etc...E lembrei-me que todos os anos na Altura do Natal penso, vou parar uns dias para organizar estas fotos todas e criar álbuns (sempre o quis fazer). Até hoje estão por fazer. Partilho convosco este meu desabafo porque acredito que de alguma forma se vão rever em mim mas, tenho a certeza de uma coisa, quero e vou mudar estas desculpas de deixar tudo para amanhã! Desde que mudei algumas metodologias na minha vida, organizei, criei método sinto-me mais livre mais feliz, mais profissional, melhor mãe, melhor mulher, melhor esposa, melhor amiga, melhor filha etc...
    Crie hábitos de rotina, estratégias que ajudem a melhorar a organização do vosso dia a dia...Uma coisa que me tem ajudado imenso é que a partir do momento que as meninas chegam a casa o trabalho acabou...A partir desse momento, sou eu, mãe, mulher, esposa, Patricia só...Porque assim vou desempenhar, melhor o meu papel. Estou concentrada e focada nessa minha função que tanto prazer e felicidade me trás. Ser mãe para mim é o melhor do mundo, é um sentimento que não se explica, sente-se, e sentia que estava a falhar tanto nesse meu papel de mãe.
   Tenho-me sentido imensamente frustada, ansiosa, por sentir que nunca consigo terminar tarefas e  projetos, deixo sempre alguns para trás e isso tem-me trazido imensa ansiedade e muito stress, não fiz mas fiquei ainda pior porque perdi tempo com outras coisas.
    Uma das coisas que melhor tem funcionado comigo é criar uma rotina diária do meu dia a dia, faço por fases e etapas o que tenho previsto e programado! Se quiserem depois partilho a minha organização de rotina!
   Vamos parar de deixar para depois, vamos fazer hoje e agora, vamos evitar distrações! Hoje podem parar para procrastinar um pouco mas, só para ler o meu blog e aprender a não procrastinar!

   " Quem não termina nada não lança nada"

Algumas estratégias que adoptei para me reorganizar:

- Aprender a dizer não
- Viver focada
- Criar rotinas
- Não ter medo de parar
- Dividir o tempo em pequenas coisas concretas
- Lista de tarefas anotar por exemplo em agenda (tem funcionado tanto para mim)
- Definir objetivos
- Evitar distrações


Obrigada por estarem aí desse lado.....Um beijo Patty




2 comentários:

  1. Maravilhoso! É tudo uma questão de definir objetivos, e separar o que é importante do que é secundário. Beiginho no teu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida...Pelo teu carinho!verdade ha que priorizar. Mil beijinhos

      Eliminar